Notícias

Traga sua ENTIDADE para o COEP Pelotas

Nossa rede precisa crescer com sua ajuda, venha participar!

Leia mais

A Rede de Mobilização Social de Pelotas

Saiba mais sobre o COEP Pelotas/RS

Leia mais

Laboratório Betinho

Conheça o Laboratório Herbert de Souza – Tecnologia e Cidadania

Leia mais

Razão Social

Sua empresa sabe qual é...?

Leia mais

Radio COEP Pelotas

Nossa rede nas ondas da Radiocom FM e Via internet

Leia mais

sexta-feira, 26 de julho de 2013

I Conferência Microrregional do Meio Ambiente



            O COEP – Pelotas compareceu a I Conferência Microrregional do Meio Ambiente, que ocorreu dia 25 de julho, na Universidade Católica de Pelotas. O objetivo dessa conferência foi discutir, contribuindo para a implementação, da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
            Segundo a Lei, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é um ato de natureza contratual firmado entre o poder público e fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes, tendo em vista a implantação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. A Lei nº 12.305/10, que institui a PNRS, contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado). Institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos: dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na Logística Reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo e pós-consumo.
            Além do tema resíduos sólidos, a conferência também apresentou 4 eixos temáticos: produção e consumo sustentáveis; redução dos impactos ambientais; geração de emprego, trabalho e renda; e educação ambiental.
            O evento começou com um momento cultural, uma exibição de vídeo, do grupo Rastro Selvagem. Após a aprovação do regimento interno da conferência, prosseguiu-se para os painéis, que serviram de subsídios para as discussões nos grupos de trabalho orientados pelos eixos temáticos. Para começar as apresentações, Luiz Henrique Machado do Nascimento, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, falou sobre produção e consumo sustentáveis. Após, o representante do SANEP, Edson Pla Monterosso, explanou sobre redução dos impactos ambientais. Ainda sobre o tema, com uma abordagem diferente, expôs Tatiane Walter, da FURG, sobre educação ambiental. A geração de emprego e renda foi abordada pela representante da Secretaria de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maribel Kaufman, que apresentou a Cadeia Binacional do PET, uma iniciativa que envolve diretamente os catadores e recicladores do lixo. Segundo Maribel, “o trabalho organizado em cooperativas representa uma real alternativa para a geração de emprego e renda”. Por último, o Promotor do Ministério Público Paulo Gentil Charqueiro falou sobre o conceito de “logística reversa”, que institui a responsabilidade do trato do resíduo a quem o produz.

            Finalizadas as atividades da manhã, o evento recomeçou com o relato de experiências. Entre as cooperativas que apresentaram seus grupos, estava a Cooperativa de Agentes Ambientais do FRAGET, a COOAFRA. Representados Fabiana, ela expôs o trabalho de preservação do meio ambiente e de geração de renda que os agentes ambientais realizam.
            As deliberações feitas ganharam um caráter de grande importância, pois elas serão levadas para a etapa regional (e posteriormente para a nacional) da conferência, pelos delegados eleitos.
           

Postar um comentário

 
Back To Top